ERGONOMIA DURANTE HOME OFFICE

Nesta fase em que estamos passando com mudanças, principalmente da nossa rotina de trabalho ao desenvolver as atividades em home office parece ser fácil, mas temos alguns desafios, primeiro lugar buscar pelo auto gerenciamento e autonomia com consciência, seguem algumas dicas:

Ambiente:

  • Cuide do seu conforto, preparando um ambiente mais adequado possível, e procure separar-se do ambiente doméstico;
  • Local da residência reservado, distante do convívio diário da família.
  • Ambiente silencioso, Evite espaço ao lado de ruas movimentadas e que possa distrair-se e atrapalhar a concentração;
  • A preocupação deve ser também com a luminosidade do ambiente. Procure aproveitar a luz natural durante o dia e no horário noturno preocupar-se com a qualidade da luz artificial;
  • A ventilação e a temperatura são importantes para o conforto físico e mental;
  • A Segurança é importante e não esquecer do cuidado com a fiação dos equipamentos para evitar a exposição e provocar acidentes.

Espaço de trabalho:

  • Procure uma mesa e cadeira que seja adequadas à sua estatura, corpo mais próximo da mesa e que consiga apoiar os braços na mesa em ângulo de 90º graus e pés apoiados no piso;
  • Na utilização de notebook, mantenha a altura da tela na mesma altura do olhar. Utilize livros para elevar, mas não se esqueça de utilizar teclado e mouse separados do notebook.

Equipamento:

  • Posicione o monitor perpendicularmente às janelas; não colocar de forma frontal para a janela ou ficar em suas costas, evitando reflexos na tela.

Posturas: Procure adotar boa postura ao trabalhar na posição sentada, sendo:

  • Pescoço alinhado (evitar flexão e extensão da cervical).
  • Antebraços sempre apoiados em alguma base, com os cotovelos mais próximo possível do tronco.
  • Coluna lombar, manter reta e apoiada.
  • Pés apoiados no piso em alguma base. Na posição sentada, não deixar os pés pendurados.

Definir uma rotina

  • Conversar com a família, informar que apesar de estar em casa em determinados horários, você estará trabalhando, principalmente quando há crianças, definir horários em que a criança esteja ocupada ou descanso para planejar e realizar as atividades.
  • Definir horário é importante para planejar as atividades, observando sempre a rotina da família, principalmente quando há crianças. Coloque roupas apropriadas para o trabalho, não ficar de pijama e não realizar as atividades na cama ou no sofá.
  • Estabeleça planejamento reservando horário para descanso ou determinar o fim da jornada de trabalho, refeições, lanche e pausas, determinando inclusive horário para acordar e criar a rotina, colocando os exercícios físicos conforme seu limite e orientação médica.
  • Utilize o alarme do celular ou qualquer outro dispositivo para avisar o início e o fim do expediente (limite de horas para o trabalho),
  • Atenção, não é ideal, fazer horários tão diferentes do horário comercial da empresa mas caso necessite, conversar com o gestor e definir horários que deve estar disponível.

Planejamento:

Determinar objetivos e metas mas se não conseguiu finalizar algo no dia, rever o planejamento para o dia seguinte, se necessário colocar prazo mais longo para algumas atividades.

Lembrando, o planejamento em atividades home office é de suma importância, se necessário criar um check-list ou mesmo uma agenda, bloco de anotações para acompanhar as atividades que foram executadas e quais ainda precisam de serem concluídas.

Pausas:

O corpo fala ao sentir desconforto por ficar muito tempo em uma única posição. Esteja ciente da necessidade de mudanças posturais e das pausas, coloque em seu celular alarme para a cada 1 hora ou 1h30, deve-se fazer uma pausa de 15 minutos como ao levantar, fazer alongamento (levantar e esticar o corpo) e ingerir líquidos.

Mensagens no celular e e-mail

Fica a orientação para o profissional em home office observar as mensagens no celular a cada uma ou duas horas no máximo, como também determinar horário que deve parar de ver mensagens referente ao trabalho. A mesma dica, fica para e-mail. Criar a prática de verificar e-mails e responder, observando a escrita e revisando as mensagens antes de enviar.

Chamada de vídeo – contatos

Procure por ferramentas adequadas que possam facilitar a comunicação, exemplo Hangouts, Google meet e Microsoft teams.

Certifique que seu ambiente esteja adequado, em silêncio e com acesso à internet com câmera habilitada e em um bom ângulo para que todos possam ver. Dica: observar o ambiente de visualização da câmera, de preferência parede sem imagens, pois dependendo do ambiente poderá passar um impressão que talvez não seja a ideal.

Durante a comunicação de chamada de vídeos, enquanto o outro esteja falando, evite ficar mexendo na câmera, mudando de posição ou desligando.

Outra orientação, enquanto as pessoas estão falando em uma chamada de vídeo, colocar o microfone no mudo e assim que pretender falar, é só retirar o microfone do mudo.

Impactos psicológicos em momentos de isolamentos

Importante cuidar da saúde física, mas não esquecer saúde mental.

Uma sugestão é estar aberto a novas experiências é fundamental Focar nas qualidades e conquistas. Combater pensamentos negativos com positivos.

O profissional home office deve procurar manter o contato para interagir com os colegas de trabalho, seja por telefone ou por chamada de vídeo para sentir-se mais próximo a eles.

Neusa Maria Gomes Chicarelli

Consultora parceira da GS Consultoria nas áreas de legislação e ergonomia
03/05/2020
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