Olá, amigos!
Uma das formas de você avaliar se seu Sistema de Gestão está sendo assertivo e buscando a maturidade é ver se sua organização foi além do “brainstorming” para identificar o que querem as partes interessadas e resolveu realmente ouvi-las para identificar o que precisam ou desejam!
Você não acredita que agora é o melhor momento de mostrar que sua organização está preocupada com estas partes interessadas e como pode contribuir com elas? Certamente se elas tivessem a oportunidade de se manifestar, teriam muito a dizer à sua organização, seja fornecedor, preocupado na continuidade da prestação dos serviços, seja de clientes, na preocupação da interrupção dos serviços, seja de colaborador em home office, quanto à segurança de seus empregos, seja da comunidade, passando grandes dificuldades.
Muito provavelmente a única parte interessada que você continuaria a utilizar o “brainstorming” seriam os órgãos públicos que tem a responsabilidade em monitorar sua organização, a fim desta atender aos requisitos legais aplicáveis e na expectativa que sua empresa possa fazer o que eles, órgãos públicos, não conseguem, ou seja, ações sociais que atendam por completo a comunidade e considerando o atual cenário, a ênfase na proteção à saúde.
Então vamos realmente ouvi-los, validarmos ou revisarmos o que acreditávamos que eles necessitavam ou esperavam de nossa organização!
Não seria difícil concluir quais seriam essas necessidades! Vamos fazer um exercício de imaginação?
Começaríamos com o prestador de serviço de refeição, que teve trabalhos suspensos, pois os colaboradores foram trabalhar em home office. Talvez se contratássemos por pelo menos 1 dia de serviços de entrega de lanche, num serviço de delivery aos que estão trabalhando de casa, seria uma surpresa e tanto para ambos!
E se para os demais prestadores de serviço adotássemos o exemplo de que está sendo feito por motoristas de aplicativos, cabeleireiros, clubes de futebol, onde paga-se um valor agora e será reembolsado em serviços quando as atividades voltarem ao normal?
Quantos prestadores de serviço não seriam surpreendidos por essa iniciativa e certamente a devolução seria em forma de prestação de um serviço diferenciado, levando em conta o gesto de sua empresa?
Você já pensou no tipo de cadeira que seus colaboradores estão usando em casa para trabalhar por tantashoras? Não seria melhor se fosse uma cadeira ergonômica já que daqui pra frente este tipo de trabalho será uma tendência? E se a organização fizesse um convênio com empresas especializadas a fim de fornecerem cadeiras a preços reduzidos ou mesmo se contribuíssemos com uma parte deste investimento? E se para a comunidade entregássemos no posto de saúde, próximo de sua organização, uma doação de EPIs, itens primordiais nos tempos atuais? E se na próxima entrega de produtos ao seu cliente, fossem fornecidas pequenas embalagens de álcool gel para serem distribuídos aos empregados deles? Poderia até ter o logo da sua empresa!
E finalmente os órgãos públicos e vizinhança poderiam ver com bons olhos sua organização adotando praças para a plantação de árvores, ou mesmo escolas a receberem kits de higiene!
Tudo isso pode parecer utópico, mas certamente a reação positiva dessas partes interessadas ficaria na história de sua organização e um gesto desses valeria por mil palavras!
A parte interessada, chamada de acionistas da sua empresa, não estava procurando ter uma boa imagem na sociedade? Ai está!